SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE BEBEDOURO

SAAEB avança na Revisão do Plano Diretor de Combate às Perdas com apoio do Fehidro

14/08/2025

AS 08:53

Na quarta-feira, 6 de agosto, a equipe técnica de engenheiros do SAAEB Ambiental se reuniu com representantes da Novaes Engenharia para concluir a Revisão do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água no Sistema de Abastecimento Público de Bebedouro. O encontro marcou a finalização de um trabalho detalhado, realizado com verba de R$ 296 mil obtida junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), que possibilitou um diagnóstico preciso e a definição de ações estratégicas para modernizar o sistema e reduzir desperdícios.

O plano foi elaborado pela Novaes Engenharia e custeado praticamente em sua totalidade pelo Fehidro, que financiou 95% do valor. Segundo o Diretor do SAAEB, Vinicius Ferreira, este projeto é uma atualização do primeiro Plano de Perdas, elaborado em 2018:

“Em 2018, nossas perdas estavam próximas de 40%. Fechamos o ano passado, 2024, com 25% e a projeção é chegar a 24% este ano, um índice bem abaixo da média estadual, que gira em torno de 38%. Reduzir 1% dessas perdas já exige muito investimento e trabalho da nossa equipe, envolvendo vários setores e muito empenho dos colaboradores”, destacou.

O Diretor explica ainda que o plano não apenas apresenta medidas para reduzir perdas, mas entrega projetos executivos completos, com planilhas orçamentárias e custos de referência para que a autarquia possa planejar as próximas etapas. A próxima fase, já em andamento, inclui a troca de hidrômetros residenciais e a instalação de macromedição nas saídas de todos os reservatórios, permitindo dados mais precisos para avançar na setorização do município.

Hoje, todo o Setor Norte já está setorizado e sendo abastecido pelo Poço Profundo Pedro Paschoal, operação que vem ocorrendo há cerca de dois a três meses. Paralelamente, o SAAEB está executando a perfuração de um novo Poço Profundo no Setor Sul, investimento de aproximadamente R$ 7 milhões. Até o momento, já foram perfurados 200 metros de um total previsto de 1.000 metros, com o objetivo de captar água do Aquífero Guarani.

Com a finalização deste trabalho, o SAAEB reforça seu compromisso com a eficiência operacional, a sustentabilidade hídrica e a entrega de água de qualidade para a população de Bebedouro para modernizar o sistema, aumentar a eficiência operacional e preservar um dos bens mais preciosos: a água.